Análise da Água

Seja buscando informações para melhorar seu monitoramento interno, ou buscando soluções para se adequar as obrigações legais vigentes o INAP pode te auxiliar, entre em contato.

 

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA

A análise físico-química da água desempenha seu papel na proteção a saúde humana e meio ambiente. Fornecendo informações essências para garantir que a água seja segura para consumo humano, produção de alimentos e que seja adequada para seu uso industrial.

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA

A análise microbiológica da água é parte crítica do monitoramento de qualidade, se concentra na detecção e quantificação dos microrganismos presentes na água, muitos dos quais apresentam risco para a saúde humana.
Os principais parâmetros microbiológicos avaliados incluem a contagem total de coliformes, Escherichia coli e enterococos.

 

Saúde Humana

Água é essencial para a vida humana, e a qualidade da água consumida, ou usada no preparo de alimentos impacta diretamente na vida das populações. As análises podem detectar possíveis presenças de metais pesados, compostos orgânicos tóxicos ou microrganismos patogênicos. Garantindo que a água consumida por humanos esteja livre dos contaminantes prejudicais.

Controle Ambiental

As análises físico-químicas e microbiológicas são fundamentais para monitorar a qualidade da água em rios, lagos e aquíferos em geral, isso é essencial para trabalhar na proteção dos ecossistemas aquáticos, preservar a biodiversidade e garantir que os recursos hídricos sejam sustentáveis. A detecção de poluentes ajuda na tomada de medidas para prevenir contaminações e degradações ambientais.

Monitoramento de Processos Industriais

As indústrias frequentemente utilizam grandes quantidades de água nos seus processos, demandando diferentes níveis de pureza em suas etapas, a análise físico-química pode garantir o nível de qualidade desejado.

Monitoramento de Processos de Tratamento de Água ou Esgoto

O monitoramento é essencial para avalizar a eficácia dos processos, como desinfecção com cloro, ozônio ou demais processos químicos e filtrações, garantindo a qualidade da água ou revelando uma classificação correta para seu devido fim se tratando de efluente.

REFERÊNCIA DE LEGISLAÇÕES

Portaria de Consolidação nº 5/2017

Ministério da Saúde, regulamenta a qualidade da água para consumo humano

Lei de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997)

Lei que estabelece o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, incluindo qualidade da água.